Sabia que perda auditiva leve pode ser mais danosa do que uma perda auditiva moderada ou severa? Afinal, pessoas na condição inicial de perda de audição adiam ao máximo a ida à fonoaudióloga para check-up auditivo. Enquanto aquelas com grandes limitações auditivas só querem ouvir novamente.
Para se ter uma ideia, números da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial comprovam: em média, pessoas procuram um especialista em audição 7 anos após identificarem os primeiros indícios de surdez parcial. Além disso, os dados do mesmo relatório alertam que 2 anos é o prazo até que decidam iniciar um tratamento auditivo. Isso é muito tempo!
A seguir, confira os motivos do porquê não se deve esperar para procurar um especialista em audição mesmo (e sobretudo) em caso de perda auditiva leve.
Índice de títulos e subtítulos
Toggle1 – A perda auditiva leve também atrapalha o dia a dia
Em algum momento, grande parte das pessoas passam por lugares barulhentos. Geralmente, são neles que aquelas com perda auditiva leve começam a notar que algo que está diferente. Em ambientes mais silenciosos, ouvir sons mais suaves e mais fracos também passa a exigir mais “atenção”. Fiz questão de colocar aspas nessa palavra. Afinal, a tendência é que essa perda auditiva seja camuflada como desatenção: “ouvi, mas não entendi”.
2 – A perda auditiva leve vai se tornar perda auditiva moderada
Isso mesmo. Assim que começam a surgir as primeiras limitações auditiva, consequentemente o corpo tenta se ajustar a elas e os hábitos mudam. Isto é, as células auditivas vão morrendo e, gradualmente, surge a necessidade do aumento do volume dos eletroeletrônicos. Sem o devido tratamento, “da noite para o dia”, é nessa parte da história que as coisas começam a piorar e as pessoas passam para a perda auditiva moderada.
“Pouco se fala que, uma vez perdida, a audição não volta naturalmente à sua normalidade. O aparelho auditivo pode até compensar, mas, infelizmente, as células auditivas no cérebro não podem ser ressuscitadas. Portanto, o melhor negócio é cuidar delas enquanto ainda há tempo.”
Leia também:
Como funciona um check-up auditivo com audiometria
Aparelhos auditivos para perda auditiva profunda
Como pesquisar e escolher o melhor aparelho auditivo
7 reclamações comuns de usuários de aparelhos auditivos
3 – A perda auditiva leve também afeta as funções cognitivas do cérebro
Os ouvidos são de extrema importância para a audição, mas é o cérebro o responsável pelo “trabalho pesado”. Por meio do nervo auditivo, ele recebe as ondas sonoras e começa a traduzir sons em palavras, música e nos demais ruídos existentes. Agora, pense o que acontece quando o som não chega? Sim, essa parte do cérebro para de trabalhar e sobrecarrega outras regiões neurais. Assim, percepção, compreensão e até memória são afetadas, problemas cognitivos que mais tarde podem desencadear demência e Alzheimer.
4 – A perda de auditiva leve facilita a reabilitação auditiva
Se o título desse tópico parece óbvio para você, eu explico melhor: quanto mais leve for a perda auditiva, mais fácil será a adaptação de um aparelho auditivo. Afinal, este é o único capaz de impedir a progressão da perda auditiva. Reforço: quanto mais o tempo passa e não há acompanhamento de uma fonoaudióloga especialista em audição (ou fonoaudiólogo), mais a audição piora e mais difícil é o início da reabilitação auditiva com um aparelho auditivo.
5 – A perda auditiva leve permite o uso de aparelhos invisíveis
E não é só estética que está em jogo. Além da diversidade de possibilidades, inclusive podendo usar aparelhos auditivos invisíveis, pequenos, atrás ou dentro da orelha, outros que mais parecem fones de ouvido, carregável ou com pilha, a pessoa com perda auditiva leve vai se beneficiar também por encontrar modelos mais acessíveis financeiramente.
Já que aparelho auditivo surgiu no assunto, confira o vídeo rápido que gravei sobre o assunto. Para você, de uma vez por todas, convencer-se de que precisa de um acompanhamento auditivo. Não à toa, sobretudo para pessoas com mais de 50 anos, o check-up auditivo anual já é recomendado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia para que possamos identificar problemas auditivos logo no início.
Então, precisa renovar sua audiometria e imitanciometria? Ou já tem os laudos dos check-ups auditivos e quer iniciar uma experiência domiciliar gratuita com aparelhos auditivos? Não perca mais tempo e clique no ícone do WhatsApp aqui no site para agendar sua consulta.