Enquanto usuários de aparelhos auditivos manifestam suas insatisfações, a gente aproveita para aprender com as histórias deles e não cometer o mesmo erro. Como fonoaudióloga, tomo ainda mais cuidado para não deixar meus pacientes insatisfeitos nesses pontos.
De maneira geral, quem precisa fazer reabilitação com aparelho auditivo deve redobrar a atenção. Assim como reforcei no artigo “Como pesquisar e escolher o melhor aparelho auditivo”, os desafios para ter um tratamento digno não se resume à questão financeira.
De modo geral, uma pessoa deve usar o aparelho auditivo por pelo menos 8 horas todos os dias para conseguir estabilizar a perda auditiva ou desacelerá-la.
Então, preciso informar que não se trata apenas de ter dinheiro no bolso e investir no aparelho de primeira linha e boa qualidade. Afinal, é possível que você faça o melhor investimento no equipamento, mas não se sinta confortável no dia a dia, pois ele não foi bem adaptado pelo profissional de fonoaudiologia.
Para começar, assim como em qualquer área, você precisa entender que existem marcas de aparelhos auditivos que:
1 – produzem aparelhos auditivos de primeira linha e boa qualidade.
2 – marcas que produzem aparelhos auditivos de segunda linha e boa qualidade.
3 – marcas que produzem aparelhos auditivos de segunda linha e péssima qualidade.Índice de títulos e subtítulos
ToggleQuem tem perda auditiva compra um produto, mas depende de um serviço
O título acima resume bem o que usuários de aparelhos auditivos devem sempre ter em mente. Ou seja, o aparelho auditivo é o produto – e, obviamente, o ideal é que seja adquirido no preço justo. Mas, lembre-se: é um produto que depende de um serviço. No caso, conhecimento, experiência e comprometimento de uma fonoaudióloga ou fonoaudiólogo que saiba adaptar de maneira apropriada.
Percebe quão complexo é aliar o melhor desses dois mundos? Percebe que não é só uma questão de preço ou de escolher a melhor marca de aparelho auditivo?
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Como pesquisar e escolher o melhor aparelho auditivoQuem compra produto olha preço; quem contrata serviço espera bons resultados
E o que são “bons resultados” para quem usa aparelho auditivo? Já parou para se perguntar e achar essa resposta? Como lido com isso todos os dias há quase 10 anos, listei alguns pontos, mas costumo passar dezenas de outros para os meus pacientes. “Bons resultados” significam um tratamento auditivo feito com excelência e, entre outras coisas, dependem de um(a):
Você precisa se sentir confortável com seus aparelhos auditivos
Quando tudo é deixado de lado durante a análise do melhor aparelho auditivo, a armadilha está feita e só percebe que caiu nela quem já perdeu tempo, dinheiro e saúde.
Ou seja, percebe quão grave é ter o melhor aparelho auditivo do mundo, mas não se sentir confortável para usá-lo o dia inteiro? Isso, obviamente, impedirá qualquer resultado positivo.
Lembrando que, de modo geral, uma pessoa deve usar o aparelho auditivo por pelo menos 8 horas todos os dias para conseguir estabilizar a perda auditiva ou desacelerá-la.
Então, agora que você tem o cenário para entender os pontos a seguir.
Confira as 7 reclamações mais comuns de quem tem perda auditiva e já usa aparelhos auditivos:
1 – “Estou usando menos os aparelhos porque eles estão machucando os meus ouvidos”
2 – “Deixei de usar os aparelhos porque eles estão emitindo sons estridentes demais”
3 – “Tanto faz usar ou não os aparelhos porque os sons estão baixos e não ouço nada mesmo”
4 – “Parece que as pessoas estão dentro de uma caixa. A voz delas chegam abafadas até mim”
5 – “Estou quase perdendo meus aparelhos, pois eles não param de cair da minha orelha”
6 – “A pilha do meu aparelho acaba no meio do dia. Sofro sem ouvir nada até voltar para casa”.
7 – “O Bluetooth do meu aparelho consome a bateria dele e perco conversas ao meu redor”.Conclusão
Não sei se você reparou, mas as 7 reclamações acima nascem de uma adaptação errada de aparelho auditivo. Por exemplo, acontecem quando um profissional de fonoaudiologia indica um aparelho de pilha para quem tem perda profunda, “esquecendo-se*” que um sistema mais potente consome mais da energia. Acontecem quando o molde não é feito com cuidado e, assim, a oliva não se adapta ao desenho do ouvido. Enfim, muito são os motivos, mas todos eles estão relacionados com o quê? Isso mesmo: com o serviço prestado, que vai te acompanhar por anos (é quase como um “casamento”) e que, assim como um bom aparelho auditivo, certamente influenciará na sua reabilitação auditiva!
*Atenção: há relatos de casos em que o profissional indicou um aparelho de pilha (e não um recarregável), mesmo sabendo não ser o mais indicado para a rotina do paciente, como maneira de oferecer uma opção de aparelho auditivo “mais conta” e não perder a “venda”.
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Como hoje trabalhamos com quatro marcas de aparelhos auditivos, com certeza um ou mais dos diversos modelos de aparelhos auditivos do nosso portfólio vão se encaixar perfeitamente nas suas necessidades e estilo de vida.
Lembrando que nesta consulta você não apenas sabe qual é o ideal, como também sai em teste com ele. Assim, pode perceber os benefícios no seu dia a dia. Lembrando que não há custo para o teste, nem obrigatoriedade de compra após ele.
Marcas que trabalhamos:
Interton
Rexton
Signia
Widex
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