Aparelhos auditivos para perda auditiva profunda

senhor fala com um megafone no ouvido de outro com perda auditiva profunda

Compartilhe esse texto

A audição é afetada pelo envelhecimento. Aliás, como muitas funções do organismo. Trata-se de um processo gradual em algumas pessoas, algo que leva à perda auditiva profunda.

Claro, tem quem sofra perda auditiva profunda antes disso. Entre as causas, destacam-se traumas e doenças. Além disso, existem casos que acompanham a pessoa desde o nascimento.

Seja qual for o fator que gera perda de audição profunda, o aparelho auditivo é a solução sempre. Sobretudo os modelos superiores, com maior potência, conforto e segurança.  

Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre aparelhos auditivos potentes para perda profunda. Talvez, comece aqui o tratamento para o seu caso, de algum familiar ou amigo.

Afinal, o que é perda auditiva profunda?

Quando a pessoa não entende nenhum som, o exame auditivo certamente acusará uma perda acima de 90 dB (decibel). Consideramos essa uma perda auditiva profunda. Linguagem e fala são prejudicadas quando essa condição acompanha o paciente desde o nascimento.

Enquanto a perda severa permite que algumas pessoas consigam ouvir apenas um helicóptero ou uma serra elétrica, por exemplo, a perda severa dá margem apenas para o entendimento de telefone no volume máximo, cães latindo, sons graves de piano, entre outros sons.  

A título de comparação, uma pessoa com perda auditiva severa se encontra na faixa entre 70 e 90 dB. Por isso, conversas ainda não podem ser captadas.

Seja qual for o caso de perda auditiva, a indicação é sempre o acompanhamento de um profissional de fonoaudiologia. Em casos profundos e severos, claro, ainda mais.

O que precisa ficar claro é: quanto antes forem feitos o diagnóstico e o tratamento, mais distante a pessoa ficará de ver sua limitação auditiva evoluir.

Mais sobre o aparelho auditivo para perda profunda

Quem tem nível de surdez profundo não alcançará condições normais de audição, mas pode resgatar a qualidade de vida e o bem-estar com a ajuda dos aparelhos auditivos corretos. Afinal, poderá identificar os sons de fala, importantes para a comunicação com outras pessoas.  
Algo que sempre lembramos aos pacientes com perda profunda é a importância de se ouvir sons de alerta. Por exemplo, buzinas de automóveis, sirenes de ambulância, entre outros.

Assim, podemos dizer que o aparelho auditivo é o que separa uma pessoa que tem autonomia para se deslocar com outra que terá maior dificuldade de fazer isso por conta própria.

Então, qual é o melhor aparelho auditivo?

Potência, resistência e qualidade são comuns em aparelhos auditivos para perda profunda. E não ficam de fora dessa lista de especificidades como resistência à água e à poeira.  

Isso porque a pessoa precisa usar esse tipo de aparelho pelo maior tempo possível. Diferentemente de outros modelos, não pode ir sempre para manutenção. Não à toa, o aparelho auditivo para perda profunda também precisa ser muito confortável.  

O ideal também é que a pessoa com surdez profunda, quando faz uso de aparelho auditivo, visite com mais frequência o profissional de fonoaudiologia. Afinal, qualquer mudança sutil de amplificação pode trazer incômodos e dificultar a audição.  

Prima-se, dessa maneira, por um volume que permita clareza no entendimento do paciente. O dispositivo ideal para isso, claro, é desenvolvido por empresas confiáveis. Elas investem em mais pesquisas e testes para levar ao mercado os modelos mais adequados para cada caso.

Entendendo a condição auditiva de cada paciente

Quando um profissional de fonoaudiologia vai adaptar um aparelho auditivo em alguém com perda de audição profunda, uma parte importante do processo é identificar o nível de ajuste que mais agrada o paciente. Para isso, considera-se a zona morta da cóclea, a faixa dinâmica reduzida e o quanto da linguagem corporal o indivíduo utiliza.

Outros fatores tão importantes quanto:

  • Preferências sonoras;
  • Experiência de amplificação;
  • Percepção de som individuais;
  • Verificação de outras necessidades individuais.

Atualmente, há aparelhos auditivos que oferecem total conforto, segurança e excelente experiência auditiva. Nas linhas mais premium, os pacientes também têm à disposição conexão direta com telefone, televisão, internet e outros dispositivos.

Falamos de atributos essenciais para que essas pessoas tenham uma rotina normal, uma experiência única e, claro, mais qualidade de vida.

Já conhece aparelhos auditivos Phonak para perda profunda?

Além de desenvolver linhas premium para casos mais leves, a marca suíça Phonak investe muito em aparelhos auditivos direcionados ao público com maior dificuldade de audição.

São aparelhos que não só conectam novamente a pessoa ao mundo ao seu redor, como trazem sensores capazes de captar quando pessoas falam enquanto se movimentam. Não importa se estão perto ou distantes, os aparelhos se ajustam para se ouvir no volume certo.  

Não parando por aí, o que pessoas com perda auditiva profunda buscam também são aparelhos auditivos pequenos e discretos. E nisso a marca Phonak se supera em todos os seus modelos, entre eles o Naída (foto), feito para graus mais complexos de perda de audição.

modelos Phonak Naida perda auditiva profunda

Existem ainda, nos aparelhos auditivos Phonak, microfones sem fio, inclusive aqueles focados em sons mais distantes, e outros extremamente resistentes à água e poeira.

Confira os aparelhos Phonak e solicite um teste domiciliar

Se você quiser saber mais sobre eles e suas funcionalidades, acesse a nossa página de produtos agora mesmo. Inclusive, é possível solicitar uma experiência domiciliar com eles.  

Veja mais:

Preencha os campos e clique no botão

Após isso, você será redirecionado para falar conosco no WhatsApp.

Nosso endereço:

Preencha os campos e clique no botão

Após isso, você será redirecionado para falar conosco no WhatsApp.