Conheça quais são os principais tipos de tontura

mulher com tontura colocando a mão sobre a cabeça

Compartilhe esse texto

Antes de dizer quais são os principais tipos de tontura, vale explicar que tontura é um termo usado para descrever uma sensação de desequilíbrio ou instabilidade. Nesse caso, é uma condição bastante comum e pode ter diferentes causas, desde problemas no ouvido interno até distúrbios emocionais.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais tipos de tontura existentes e suas possíveis causas.

1 – Tontura causada por VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna)

A VPPB é um dos tipos mais comuns de tontura. Ela é caracterizada por uma sensação súbita de vertigem ou desequilíbrio que ocorre quando a cabeça é mudada de posição. Por exemplo, ao se levantar da cama ou virar a cabeça bruscamente. Assim, essa tontura é causada por pequenos cristais de cálcio soltos no ouvido interno. Eles perturbam o sistema vestibular responsável pelo equilíbrio corporal. A VPPB é mais comum em pessoas mais velhas e pode ser tratada através de manobras posicionais específicas, realizadas por um profissional de saúde.

Leia também: Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB): Saiba Tudo Sobre Ela

2 – Tontura causada por labirintite

A labirintite é uma inflamação do ouvido interno que pode causar tontura, vertigem, náuseas, zumbido no ouvido e perda de audição. Em outras palavras, é uma inflamação causada por infecções virais ou bacterianas, alergias, problemas circulatórios ou doenças autoimunes. O tratamento para labirintite depende da causa subjacente, mas pode incluir medicamentos para controlar os sintomas, fisioterapia ou cirurgia em casos mais graves.

3 – Tontura causada por hipotensão ortostática

A hipotensão ortostática está relacionada à queda brusca de pressão arterial quando uma pessoa se levanta abruptamente. Nesse caso, pode causar tontura, desmaios, visão borrada e até mesmo náuseas e vômitos. A hipotensão ortostática é mais comum em idosos e em pessoas com pressão arterial baixa, problemas cardíacos ou diabetes. Aqui, o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida: beber mais água e evitar álcool e cafeína, ou medicamentos para controlar a pressão arterial.

4 – Tontura causada por enxaqueca vestibular

A enxaqueca é uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode durar de algumas horas a vários dias. Além da dor de cabeça, a enxaqueca pode causar náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som e tontura, que está relacionada à forma como o cérebro processa informações. A estrutura cerebral de pessoas com esse problema geralmente é mais sensível aos estímulos ambientais. Por exemplo, alterações de luz e movimento podem desencadear as tonturas características dessa doença.

Sente alguns desses tipos de tontura? Agende seu horário!

Realizamos consulta de cerca de 1h30 (anamnese, testes, exames auditivos e otoneurológico, e reabilitação vestibular) para não só identificar o que está causando tontura, vertigem, náusea, mas garantir que você saia do consultório bem.

Clique no botão do WhatsApp (ao lado) e agende seu horário agora mesmo.

Veja mais:

Preencha os campos e clique no botão

Após isso, você será redirecionado para falar conosco no WhatsApp.

Nosso endereço:

Preencha os campos e clique no botão

Após isso, você será redirecionado para falar conosco no WhatsApp.