Que médico trata tontura? Essa pergunta é bastante comum, sobretudo por quem está sofrendo com tontura. Mas a melhor resposta está diretamente relacionada aos sintomas que a pessoa apresenta.
Ou seja, se você sente episódios breves de vertigem que são desencadeados por mudanças específicas na posição da cabeça, como virar na cama, olhar para cima ou para baixo, ou inclinar-se, provavelmente você está com Vertigem Posicional Paroxística Benigna.
Mais conhecida como VPPB, a Vertigem Posicional é o tipo mais comum de tontura. Ela representa nada mais nada menos do que 90% de todos os casos de tontura.
Então, se você está com tontura, é provável que seja VPPB. Isso ficará ainda mais claro sobretudo se você tiver um ou mais desses sintomas, antes de procurar que médico trata tontura:
- Episódios breves de vertigem, geralmente durando menos de um minuto.
- Náusea e, ocasionalmente, vômito.
- Sensação de instabilidade ou desequilíbrio.
- Sintomas que são desencadeados por mudanças específicas na posição da cabeça.
Índice de títulos e subtítulos
ToggleSua tontura por VPPB não é labirintite
Temos um artigo aqui no site falando quais são os tipos mais comuns de tontura, além da VPPB, e lá também contamos mais sobre a labirintite. O artigo é este aqui:
Conheça os principais tipos de tontura
O que podemos te adiantar é que quase ninguém com tontura está com labirintite. Este termo se popularizou, a ponto de sempre que alguém sente tontura dizer que está labirintite, mas a verdade é que labirintite nada mais é que uma inflamação no ouvido.
Então, se você não sente dor no ouvido, mas está com tontura, esqueça a labirintite e procure um especialista para investigar e tratar Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB). Provavelmente é o que você tem, como quase 90% das pessoas com os mesmos sintomas.
Afinal, que médico trata tontura?
É muito comum a pessoa com tontura ir ao Pronto Socorro quando está com crises de tontura. Sobretudo, quando essa tontura vem acompanhada de ânsia e vômitos.
Quase sempre, o médico do plantão passa remédios como Labirin, Meclin, Dramin ou qualquer outro do tipo, mas esses medicamentos servem apenas para mascarar os sintomas. Há uma falsa sensação de melhora, mas ela dura pouco.
Por exemplo, é normal que pessoas com VPPB tomem esses remédios por anos, sem no entanto apresentarem qualquer melhora no quadro da tontura.
A verdade é que existe um desconhecimento na classe médica mais generalista, como o clínico geral ou otorrino, em relação às tonturas existentes.
Por isso, precisamos dizer que o caminho mais curto rumo ao diagnóstico e tratamento da tontura é procurar um profissional especializado em otoneurologia, área dedicada ao estudo do equilíbrio corporal e do sistema auditivo.
Como diagnosticar e tratar tontura por VPPB
Nenhum remédio é capaz de curar a tontura por VPPB porque ela é causada por condição “mecânica do corpo”, que só pode ser resolvida por manobras na cabeça. Tratam-se de movimentos feitos justamente pelo profissional de otoneurologista, que pode ser um um fonoaudiólogo, por exemplo.
Para você entender melhor: todos nós temos minúsculos cristais de carbonato de cálcio (otólitos ou otoconias) que estão em uma espécie de bolsa do ouvido interno (chamamos de sáculo e utrículo). E é graças a esse sistema do nosso ouvido que equilibramos e movimentamos o nosso corpo.
A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) se manifesta quando esses cristais, por incontáveis motivos, saem dessa bolsa e começam a flutuar e/ou ficam presos em outras áreas do ouvido interno. Quanto mais se movimentam e se assentam, conforme mexemos a cabeça, mais o cérebro recebe falsas mensagens de que você está girando violentamente – mesmo estando parado.
Então, somente manobras de cabeça feitas por um especialista em otoneurologia podem devolver os cristais para o lugar certo. Antes de reposicioná-los, entretanto, ele precisará saber se isso aconteceu no ouvido direito ou no ouvido esquerdo, e para qual dos três canais semicirculares eles foram deslocados.
Quanto tempo dura o “tratamento” para tontura por VPPB
Na mesma consulta é possível descobrir o lado afetado por esse deslocamento de cristais do ouvido e fazer as manobras para colocá-los de volta no lugar. Entretanto, o retorno desses cristais pode durar cerca de 48 horas, período em que esses cristais flutuantes precisam para se “assentar”.
A maioria das pessoas começam a se sentir bem após isso acontecer. Entretanto, quando ainda notam resquícios de tontura, ideal que retornem ao especialista em otoneurologia depois de uma semana (até 15 ou 20 dias) para que as manobras sejam repetidas.
Mesmo variando de caso para a caso, a tontura por VPPB é relativamente simples. Como adiantamos, é o desconhecimento (sobretudo por parte de médicos, que deveriam saber orientar os pacientes e encaminhá-los para o profissional certo) que fazem pessoas sofrerem com isso durante anos e anos.
Você está com tontura? Entre em contato conosco!
Somos especializados em otoneurologia e contamos com grande experiência no tratamento de tontura por VPPB. Prova disso são as centenas de avaliações no Google feitas por pacientes que foram curados de tontura rotatória.
Então, se esse é o seu caso, clique no botão Fale Conosco ou do WhatsApp e agende um horário.